Concierge Tips - Edição 97


Copa do Mundo 2014 – Abertura e final da Copa no Brasil


Por Guilherme Borges
Editor do Concierge TIPS








Só falta a bola rolar: A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) divulgaram na quinta-feira passada os detalhes do Mundial no Brasil. Como era esperado, São Paulo receberá a abertura do torneio em 12 de junho, enquanto o Rio de Janeiro, mais uma vez, organizará a final no Maracanã no dia 13 de julho. A Seleção só jogará no estádio carioca se chegar à decisão.


Após a abertura no estádio do Corinthians, a Seleção jogará em Fortaleza em 17 de junho e em Brasília, seis dias depois.


As duas semifinais serão em Belo Horizonte e São Paulo, nos dias 8 e 9 de julho. A disputa do terceiro lugar será em Brasília, que foi escolhida também como jogo de abertura da Copa das Confederações em 2013, no dia 12 de julho.


A partida de abertura será disputada às 17h (de Brasília). Ao contrário da África do Sul em 2010, o primeiro dia da Copa só terá um jogo, o do Brasil, que será cabeça-de-chave do Grupo A do Mundial em casa.


Na fase de grupos haverá até quatro jogos por dia: às 13h, 16h, 19h e 22h (horários de Brasília). As oitavas e quartas de final serão às 13h e 17h. As semifinais acontecerão às 17h, enquanto a final será disputada às 16h no Maracanã.


Para chegar à decisão final, Fifa e COL mudaram a tabela 57 vezes. São Paulo sediará no total seis partidas, incluindo uma das semifinais. As cidades com o maior número de jogos são Rio de Janeiro e Brasília, com sete.


Belo Horizonte também será sede de seis partidas, assim como Fortaleza e Salvador. Cuiabá, Manaus, Curitiba e Natal foram as que ficaram com menos jogos, apenas quatro da primeira fase. Porto Alegre e Recife farão cinco confrontos.


O Maracanã é o único dos seis estádios utilizados na primeira Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, que também fará parte da Copa de 2014. No Mundial de 1950, as outras sedes do torneio foram Belo Horizonte (Estádio Independência), São Paulo (Pacaembu), Curitiba (Durival de Britto), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).


Pra Frente Brasil !!



Jantar no escuro


Por Renata Farha
Hotel Sofitel São Paulo



Jantar no Escuro é um Evento onde os Convivas vivem uma verdadeira viagem ao desconhecido, por isto é uma descoberta em todos os momentos.


O conceito do Jantar no escuro foi criado por um alemão chamado Andréas Heinecken em Hamburgo Alemanha.


Aqui no Brasil este conceito foi introduzido pelas duas fundadoras do ATELIER NO ESCURO GASTRONOMIA, Maria Lyra e Elis Feldman em 2008, logo após elas terem vivido esta experiência na França sentiram vontade de compartilhar a experiência com outras pessoas, assim nasceu o projeto e daí fundaram sua própria companhia. 


Este conceito não é  só Gastronomia e culinária, mas, acima de tudo Nutrição, Psicologia, Arte, Musica, dentre outras modalidades de artes que se juntaram ao projeto para fazer esta experiência cada vez mais sinergética, e mais transformadora, o que pode proporcionar uma experiência sensorial única e uma inesquecível experiência ao vivo.  



Corredor BRS começa a funcionar no Centro do Rio em Dezembro


Por Guilherme S. Borges
Editor do Concierge TIPS




O corredor exclusivo de ônibus BRS vai começar a funcionar no Centro do Rio em dezembro. Ele vai funcionar nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Avenida Presidente Vargas.

O sistema, que já funciona na Zona Sul da cidade, está melhorando o transporte e o trânsito.

O horário de funcionamento do corredor é o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados.

Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura. A circulação da faixa à direita fica reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios.

Passageiros de táxi podem embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.



Do Mirante para as Cagarras


Por Leonel Leandro
Editor do Concierge TIPS



Do Mirante para as Cagarras.



Transmissão de Desfile do Grupo de Acesso na TV


Por Guilherme S. Borges
Editor do Concierge TIPS



Na coluna Beira-Mar da Veja Rio desta semana saiu uma notinha que deve alegrar os corações dos fãs dos desfiles das Escolas de Samba. A Globo fechou uma parceria com o SBT, o que deve garantir a emissora de Silvio Santos a transmissão do desfile do Grupo de Acesso. 


Convenhamos que a Globo poderia muito bem passar ao menos para a Cidade do Rio o desfile do Grupo de Acesso. Seria muito mais interessante para o Carioca o desfile da Estácio e da Império Serrano e Caprichosos do que X9, Rosas de Ouro e outras de Sampa.



Ano Novo em Copacabana com Beth Carvalho, Seu Jorge e Latino


Por Guilherme S. Borges
Editor do Concierge TIPS
Apesar de ainda não ter sido divulgado pela RioTur as atrações do Réveillon 2011/2012 no Rio de Janeiro, a coluna “Gente Boa” do O Globo trouxe algo que pode acalmar quem está pensando em passar a virada de ano em Copacabana.

De acordo com a coluna haverá apresentações de Beth Carvalho, Seu Jorge e Latino.
Espero realmente que não seja o Latino que vai fazer o show da meia-noite, porque começar 2012 com ele ninguém merece, né... É sinal que realmente o mundo vai acabar.

Fechamento do Garcia e  Rodrigues

Por Luís César
Hotel Promenade

O Garcia e Rodrigues fechará suas portas! Um dos restaurantes bem renomados do Leblon, ontem teve o seu último dia de funcionamento!

Os toldos vermelhos já não estão mais na fachada, que perdeu também o letreiro, mas os fãs do Garcia & Rodrigues do Leblon não vão ficar completamente órfãos. A casa que fechou as portas na segunda-feira.

A casa vai reabrir daqui a quatro meses, em novos moldes, a cerca de um quarteirão do endereço original. O local certo ainda é guardado a sete chaves porque o ponto ainda não foi fechado, mas uma coisa é certa: o restaurante foi definitivamente sepultado pela holding que comanda o Garcia.

Agora, o Garcia vai ser apenas um café. E deliciar com seus pães quentinhos, doces e biscoitos, outros pontos do país. A loja do Leblon dará lugar a uma churrascaria.

Espeto ganhou a guerra

Por Guilherme S. Borges
Editor do Concierge TIPS







Um dia eles já foram inimigos mortais, mas no momento são croissant e carne. Depois da briga, em 2009, por conta da disputa por um ponto do Aterro do Flamengo, explorado por meio de concessão pública, a rede de churrascarias Porcão e o Garcia & Rodrigues, que desejava ocupar o lugar onde funcionava o Porcão Rio's, trocaram diversas farpas em público.


O bafáfá foi parar na Justiça, só que, pouco tempo depois, as duas redes foram compradas pela mesma holding e, agora, na maior paz, o espeto do Porcão foi fincado na Ataulfo de Paiva, no lugar onde antes funcionava o Garcia.


A churrascaria vai abrir as portas em fevereiro de 2012. As obras, um investimento de R$ 8 milhões, devem começar logo. Trinta funcionários de outras unidades serão remanejados para o Leblon, para que a casa tenha os profissionais mais experientes.
Para dobrar seu faturamento, de R$ 250 milhões, o Porcão vai levar as carnes da marca e até kits-churrasco para supermercados. Além disso, abrirá uma unidade na Gávea, onde era o El Turf, e investirá no exterior - Miami deve ganhar uma casa no ano que vem.



Rio Music Parade


Por Guilherme S. Borges
Editor do Concierge TIPS




O Rio Music Parade que teve sua primeira edição em 2003 e cuja última informação dizia que seria em 2011, já tem data marcada. Começará meio-dia do dia 22 de Janeiro de 2012 e terminará meia-noite. Doze horas de evento ininterrupto no Sábado. 


Serão 20 Love Mobiles (aka Trio Elétrico mas vai que confundem com micareta) que desfilarão pela Rio Branco, saindo da Presidente Vargas e indo até um palco que será montada na Cinelância em frente ao Teatro Municipal. E, é claro, será gratuito.


O que é o mais interessante é que será na época dos blocos, já que é faltando apenas um mês para o carnaval e o Carnaval de Rua já está por aí. Agora é torcer para que o evento seja um sucesso.



Para Refletir


Por Guilherme S. Borges
Editor do Concierge TIPS

“Não precisa correr tanto, o que é seu às mãos lhe há de vir...”


(Machado de Assis)